Óculos de Leitura pronto? Vale a pena?

Óculos de Leitura pronto? Vale a pena?

Primeiramente os óculos de grau pronto, também conhecidos como óculos de leitura, estão amplamente disponíveis em drogarias, supermercados e até mesmo em lojas de conveniência. Estes tipos de óculos têm o mesmo grau em ambas as lentes.

Acima de tudo geralmente vendidos a preços tentadores, mais baixos que os dos óculos feitos sob medida, parecem ser opções interessantes para quem quer sanar o cansaço na vista ou um problema de visão leve sem gastar muito. É comum que, mesmo com uma receita em mãos, pessoas optem pelos óculos de grau pronto pelo preço e praticidade.

Leia também: Exame de vista: Online e Gratuito

Escolha duvidosa

A escolha, no entanto, pode ser arriscada. A venda do produto não é autorizada pela Agência Nacional de

Em primeiro lugar vigilância Sanitária (ANVISA), e na maior parte das vezes, os farmacêuticos e atendentes de um estabelecimento não são capazes de orientar corretamente o consumidor. Especialistas da área alertam para o risco da compra e uso de produtos para a visão sem orientação médica. O produto não substitui os óculos de grau sob medida, conforme receita do oftalmologista.

Apesar de ter uma função de “quebra-galho” os óculos de leitura, para situações pontuais de emergência e oferecer alívio inicial à dificuldade na visão, seu uso prolongado pode agravar problemas já existentes. Por oferecer uma aparente solução, a vista pode se adaptar ao grau inadequado dos óculos ou esconder problemas subjacentes.

clipon-sol-grau-juntos-onde-comprar

Problemas de visão levam à compra

Uma boa parte da população do país sofre com problemas de visão. No Brasil, são 65 milhões de pessoal com hipermetropia, e estima-se um número entre 21 a 68 milhões tenha miopia. Fora isso, 26% da população brasileira tem mais de 40 anos, e a tendência é que este número aumente.

Após essa idade, ocorre o processo natural de envelhecimento da musculatura ocular e da retina, o que leva à presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada. A sensação de vista cansada é um problema inevitável, o que leva muitas pessoas a sentirem a necessidade de usar algo que as ajude em coisas simples, como ler algo de perto ou fazer assinaturas. Para evitarem a consulta médica, ou economizarem, acabam recorrendo aos óculos de grau pronto.

comprar-oculos-clipon-1-2-3-4-5- lentes

Problemas dos óculos de grau pronto

O maior problema deste produto é a desigualdade no grau entre as duas lentes, o que acarreta um esforço excessivo em um dos olhos. Caso também sejam de má qualidade, é possível que apresentem desvios de luz e transparência inadequada. Além disso, o grau divulgado no momento da compra pode na realidade ter pequenas variações, além de na maioria das vezes, não terem nenhum sistema antirreflexo nem contra os raios ultravioleta.

Sobretudo o posicionamento deste tipo de óculos no rosto é outro problema.

Juntamente com isso para obter o melhor foco, é normal que quem os utilize afaste ou aproxime as lentes dos olhos no nariz. O mau hábito cria cansaço nos olhos e condiciona a visão de modo prejudicial.

Orcamento-oculos-de-grau

Consequência do uso dos óculos leitura pronto

A princípio as imperfeições e defeitos desse tipo de produto agravam a presbiopia e abrem a porta para o desenvolvimento de outros males oculares, como o astigmatismo. Entre as consequências adicionais das incorreções dos óculos de grau pronto, há a sonolência, devido ao cansaço nos olhos, as possíveis dores de cabeça pelo esforço, a visão tornar-se embaçada com o tempo, em razão das irregularidades.

Por fim, há o possível desenvolvimento de doenças oculares mais graves, tanto pelo uso indiscriminado quanto pela camuflagem de problemas e, consequente, ausência de acompanhamento médico sério. Quando descobertos, estes problemas de visão já podem estar em estágio avançado ou irreversível.

Leia também: É normal sentir tontura com óculos de grau novo?

Cuidados com a visão

Dados os riscos relacionados ao uso dos óculos de grau pronto, o consumidor deve sempre considerar o cuidado adequado com a saúde ocular. As medidas preventivas incluem, por exemplo, hábitos saudáveis, a prática de exercícios, cuidados com doenças como a diabetes e não fumar.

armacao-de-oculos-de-miopia-aro-48-lentes-finas

A atenção à quantidade de horas em frente ao computador ou outros dispositivos e o uso de óculos escuros para a proteção contra os raios solares também são importantes. Para quem já sente cansaço na vista, a visita ao oftalmologista é imprescindível, bem como a escolha de lentes com graus correspondentes às necessidades de cada um dos olhos.

Neste caso, para quem procura equilíbrio entre bons preços, qualidade e confiança em relação à saúde, a Ótica Isabela Dias oferece um processo de compras simplificado e ampla variedade de produtos, totalmente online. Na hora de realizar a sua compra, é possível inserir os dados de sua receita e escolher o tipo de lente de sua preferência sob medida para você e o melhor que você recebe os óculos conforme o seu grau da receita, garantindo a sua tranquilidade em relação à saúde de seus olhos.

Você também pode adquirir óculos de sol, indispensáveis na prevenção de males oculares. A missão da empresa é fornecer produtos de qualidade a preços justos e acessíveis.

OTICA-ONLINE-CONFIAVEL

3.4/5 - (13 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.