É normal sentir tontura com óculos de grau novo?

É normal sentir tontura com óculos de grau novo?

Só quem está acostumado a usar sabe os desafios de se adaptar a uma nova receita. Na maior parte das vezes, as pessoas se sentem desconfortáveis na primeira semana e os sintomas variam. Entretanto, a questão é sempre a mesma: É normal sentir tontura com óculos de grau novo?

Se prepare e acompanhe o artigo e tire essa dúvida de uma vez por todas.

 

Quais são os sintomas mais comuns?

Há diversos casos que as podem apresentar durante o período de provação.

 Cansaço visual: nos primeiros dias, sua vista pode sofrer um estresse ocular, devido a adaptação.

 Desvios: Desde de já o lugar algumas distorções de visão ocorrem neste período, dependendo da distância do objeto, por exemplo.

 Imagem “dobrada”: De antemão é aquela sensação de que o meio está nítido, mas as bordas parecem dobradas, como em um aquário.

 Profundidade: Dificuldade de definir a distância e a proximidade de um objeto.

 Dores de cabeça:  A princípio esse sintoma é preocupante e deve ser analisado por um médico.

 Tontura leve: No geral, boa parte das pessoas experimenta essa sensação, especialmente as com astigmatismo. Contudo, a tontura não deve persistir por muito tempo.

No entanto, se os sinais que você apresenta estiverem dentro do normal, o segredo é ter paciência. O processo, inclusive, pode durar até uma semana.

Óculos novo: o que pode estar errado?

Como distribuímos no tópico anterior, muitos desafios surgem até você se ajustar aos seus óculos de grau novo, entretanto, os problemas tendem a desaparecer conforme os dias.

Adaptação

Vale ressaltar que os olhos e o cérebro levam tempo para processar as “novas imagens”, que, certamente, estão mais nítidas do que as anteriores. Especialmente se faz um bom tempo que você não ajusta a receita.

Armações diferente

Diferentes estilos de armações podem afetar sua visão e, ainda, exigir um período maior de ajuste. Por exemplo: mudar de uma armação com lentes retas para uma curvada, este tipo de formato não é ideal para alguns graus. 

Leia também: Quando a receita do óculos vence?

Erros médicos

Entretanto, há problemas mais graves do que os anteriores. Uma prescrição defeituosa faz com que seus olhos não se adaptem de forma alguma aos óculos de grau, além de prejudicar a visão.

Os erros de prescrição não são a única causa. O processo de medicação está sujeito a erros humanos, o que é claro, pode influenciar negativamente no resultado final. Então se os sintomas persistirem retorne ao oftalmologista.

Em caso de dúvida, é indicado realizar o teste novamente com o oftalmologista.

Novo material

Se a sua nova lente dispõe de um material diferente da anterior, como por exemplo, bloqueadores azuis, polarizadas, entre outras; o processo pode se tornar um pouco mais longo.

Contudo, essas diferenças estão longe de serem negativas. Afinal, cada lente desempenha um propósito específico. Às azuis, por exemplo, fazem com que os olhos se sintam menos cansados e secos após um longo dia de trabalho.

Quanto tempo leva o ajuste?

Boa parte dos médicos diz que o incômodo gira em torno de dois a três dias. Contudo, em casos raros, o período de ajuste pode durar até duas semanas.

Segurança em primeiro lugar

É importante ter alguns cuidados durante o período de adaptação com óculos de grau novo, veja alguns deles:

• Dirigir: É bom evitar pegar na direção durante a adaptação, especialmente porque é difícil ter a percepção exata de distância e proximidade.

• Caminhar: Você pode ter acessos de enjoo ou tontura ao andar. Portanto, evite escadas, terrenos irregulares e busque andar acompanhado, sempre que possível.

• Trabalho: Se você desempenhar uma função de risco, como operar máquinas, por exemplo, é ideal esperar os sintomas passarem ou, pelo menos, diminuírem.

Cansou de ficar indo de ótica em ótica, estacionamento e pagar caro? Conheça a Ótica online Isabela Dias 

Dicas para se adaptar aos óculos

Para te auxiliar nesse processo, separamos três sugestões práticas para você adicionar na sua rotina.

1. Usabilidade

Essa dica é simples, contudo, a maioria das pessoas foge dela. Sim, é preciso utilizar seus óculos de grau novo com frequência. Quanto mais usar, maior é a chance de diminuir o tempo de adaptação.

2. Não alterne

Alternar entre o par antigo e o novo pode ser uma opção tentadora. No entanto, essa atitude só atrasa ainda mais o processo.

3. Movimento

É importante elencar uma escolha de movimentos consciente e sair um pouco do automático. Mover somente os olhos pode gerar dores de cabeça e até mesmo tontura. Portanto, procure movimentar o corpo junto com os olhos.

Por falar em óculos de grau novo, que tal aproveitar e comprar seus óculos na ótica Isabela Dias? Estamos sempre preparados para lhe atender.

3.6/5 - (14 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.