Miopia e Astigmatismo deixa a lente grossa?

Miopia e Astigmatismo deixa a lente grossa?

A espessura das lentes de grau é uma preocupação recorrente para quem usa óculos, já que os chamados óculos “fundos de garrafa” não são nada charmosos e podem impactar diretamente nossa autoestima. A miopia e o astigmatismo deixa a lente grossa?

Para o alívio da população que precisa de óculos para corrigir problemas em sua visão, já é possível adquirir um produto bonito sem renunciar a sua eficácia e conforto. Basta ficar atento aos elementos que interferem na espessura de suas lentes e saber quais as medidas tomar para ter um resultado vantajoso.

Para te auxiliar nessa tarefa, a Ótica Online Isabela Dias separou os principais fatores que influenciam a espessura das lentes. Confira a seguir:

OTICA-ONLINE-CONFIAVEL

Índice de refração

Saiba que índice de refração na miopia, hipermetropia ou astigmatismo deixa a lente grossa. O índice de refração significa a velocidade com que a luz atravessará um meio transparente; nesse caso, a lente dos óculos. É ele que determina a capacidade das lentes em trocar a direção dos raios de luz, de forma a alinhar o foco de visão e corrigi-lo, tornando a imagem mais nítida.

As lentes de índices de refração que existem são:

  • 1.49
  • 1.50
  • 1.59
  • 1.67
  • 1.74

É importante prestar atenção nesse fator na hora de mandar fazer seus óculos, pois quanto maior for o índice de refração, mais fina a lente será garantindo nitidez e minimizando o efeito “fundo de garrafa”.

Escolha da armação

A escolha da armação tem grande impacto na espessura das lentes, por isso a Ótica Online Isabela Dias recomenda os seguintes cuidados na hora de escolher seus óculos:

• Preste atenção ao tamanho do aro: Essa informação pode passar despercebida, mas a medida do aro de uma armação geralmente está descrita em sua haste. É ele que irá determinar como será feito o corte da lente que será fixada aos óculos. Armações maiores terão lentes mais grossas, mesmo com índice de refração adequado.

Para quem tem miopia, o cuidado ao escolher o tamanho de aro deve ser redobrado, porque as lentes para corrigir essa condição normalmente são mais finas no meio e mais grossas nas bordas, de forma que o tamanho do corte determinará a espessura final das lentes.

Leia também: Melhores marcas de lentes de grau do mercado
armacao-de-oculos-de-miopia-aro-48-lentes-finas

• Escolha do formato da armação: O corte das lentes de grau para armações quadradas também influencia em sua espessura, deixando-as mais grossas. O ideal para conseguir uma lente com aparência mais fina é optar por armações redondas, que terão seus cortes mais próximos ao centro.

Design das lentes

As lentes de correção são categorizadas em esféricas ou asféricas, de acordo com o seu design.

As mais comuns são as esféricas, que apresentam maior concentração de material em sua região central, deixando-a mais grossa que as asféricas, que por sua vez apresentam design um pouco mais reto, de forma que o seu material seja distribuído mais uniformemente por toda a extensão da lente.

Isso faz com que a aparência do olho fique mais próxima ao que seria caso o indivíduo estivesse sem óculos, ou seja, diminui tanto a espessura das lentes quanto as distorções que elas podem causar.

Casos de astigmatismo

O astigmatismo deixa a lente grossa? Bom, primeiro vamos intender o que é o astigmatismo. O astigmatismo é caracterizado por uma irregularidade na córnea e tem como principal sintoma a visão turva.

Geralmente, o astigmatismo vem acompanhado de miopia, o que faz com que as lentes dos óculos fiquem um pouco mais grossas nas laterais.

Para entender como o grau de astigmatismo irá afetar a espessura de suas lentes, basta verificar em sua receita médica os valores preenchidos para a medida do “eixo” do astigmatismo. A variação de valores tem impacto direto na espessura das lentes, como descrito a seguir:

0 a 25º – A parte superior e inferior das lentes de correção serão mais grossas.

70º a 110º – O aumento de espessura ocorrerá nas partes laterais das lentes de correção.

165º a 180º – Novamente teremos as lentes de correção mais grossas nas partes superior e inferior.

Se o grau de astigmatismo for muito alto, a tendência é que as lentes fiquem naturalmente mais grossas. Nesse caso, a recomendação é que se apliquem outras medidas para minimizar o aumento da espessura.

Posicionamento das pupilas na armação escolhida

Para que o corte das lentes aconteça de maneira harmônica, é importante que as pupilas estejam posicionadas no centro da armação escolhida.

Caso a pupila se posicione mais acima ou abaixo no eixo central da armação, o corte das lentes será efetuado nas proximidades das bordas, resultando em óculos mais grossos e aumentando a distorção da aparência dos olhos, já que esse tipo de corte aumenta a quantidade de anéis presente nas lentes de correção.

• Conheça mais sobre a On-line Ótica Isabela Dias

Com mais de 160 mil clientes satisfeitos, a Ótica Online Isabela Dias oferece a melhor praticidade do mercado em compra de óculos, melhores preços, modelos lançamentos, com certificado de garantia e sem sair de casa. Além disso, nosso atendimento é personalizado para atender as suas necessidades da melhor maneira possível.

Venha nos conhecer e entenda porque nosso serviço é excepcional, assista o video:

4.5/5 - (13 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.