Por que é importante ter proteção UV nos óculos de sol?

Por que é importante ter proteção UV nos óculos de sol?

A princípio está pensando em escolher um novo modelo? Saiba por que é importante ter proteção UV nos óculos de sol.

Óculos de Sol de Qualidade

Sobretudo a procedência das lentes, qualidade do aro e fator de proteção são aspectos que visam proteger os olhos e, consequentemente, a visão de problemas decorrentes da exposição ao sol, seja nos meses mais quentes ou frios.

Investir em óculos de sol de qualidade é prezar pela saúde – além de contar com uma variada gama de opções, ideais para emoldurar seu rosto.

Leia também: Exame de vista online e gratuito 

O Que São Raios UV

Raios ultravioletas, popularmente conhecidos como Raios UV, são uma radiação solar, imprescindível para a manutenção da vida na Terra. No entanto, a exposição frequente a esses raios pode causar uma série de complicações, como queimaduras e câncer de pele.

Os Raios UV podem ser classificados em UVA, UVB e UVC e influenciam negativamente quando não são filtrados pela camada de ozônio e atingem a atmosfera, como é o caso dos raios UVA e UVB.

A necessidade de proteção solar para a pele é amplamente sabida e divulgada, mas algumas pessoas arriscam ao comprar óculos de sol sem a devida proteção aos Raios UV.

oculos-de-sol-quadrado-feminino-masculino-2020

A Importância dos Óculos de Sol com Proteção UV

É impossível olhar diretamente para o sol ou estar em um ambiente com muita incidência de luz sem fechar automaticamente os olhos, não é mesmo? Isso já prova o quanto é importante proteger os olhos da luz intensa do sol.

Os Raios UV, ao alcançarem o tecido da retina, podem causar um dano celular irreversível. Desta maneira, provocam doenças oftalmológicas como catarata, sendo essa a mais comum, ou alterações na retina, parte responsável por formar as imagens que são enviadas ao cérebro.

A catarata, inclusive, pode desencadear a perda parcial ou total da visão, devido às lesões causadas aos olhos. Outros problemas comuns podem ser a fotoceratite, degeneração macular e o pterígio.

Os óculos de sol com proteção aos Raios UV têm como função diminuir a intensidade da radiação que chega aos olhos, protegendo-os de danos futuros, além de dar uma maior liberdade à rotina. Comprar óculos de sol sem proteção UV é arriscar a saúde dos olhos em prol da estética e, às vezes, de um investimento menor imediato.

oculos-de-sol-tartaruga-onde-comprar

Os óculos de sol da Ótica Isabela Dias possuem proteção aos Raios UV. Conheça os modelos.

Como Saber se os Óculos de Sol Possuem Proteção UV

Primeiramente é necessário ficar atento ao local de compra, seja online ou offline. Procure sempre um local recomendado por pessoas de confiança e leia as avaliações de compradores. Para evitar qualquer dúvida, o ideal é recorrer diretamente a uma Ótica, que garanta a procedência dos óculos de sol.

A olho nu não é possível detectar se os óculos de sol possuem ou não proteção solar – isso será garantido apenas no certificado durante o momento de compra.

Não é normal sentir dores de cabeça ou qualquer outro incômodo visual decorrente do uso dos óculos de sol. Caso isso ocorra, pode ser que você esteja utilizando um produto sem a devida proteção contra os Raios UV.

Utilizar óculos de sol sem proteção UV é arriscar a saúde dos olhos e o preço pago por isso é muito mais alto do que a economia na hora de comprar um modelo.

oculos-de-sol-gatinho

Qual a Diferença Entre os Fatores de Proteção Solar

A principal função da lente é a proteção dos olhos. Quando não há a proteção UV, os óculos de sol tornam-se acessórios perigosos, uma vez que a pupila fica dilatada para se adaptar à mudança de quantidade de luz e o organismo deixa de utilizar mecanismos de defesa próprios para a proteção ocular, permitindo que toda a radiação penetre nos tecidos oculares.

Os óculos de sol podem prevenir danos oculares e cada modelo possui um fator de proteção distinto. A proteção UV máxima encontrada no mercado é a UV 400. Esse valor indica que as lentes irão bloquear os comprimentos de onda abaixo de 400nm/0, o que inclui todos os raios UVA e UVB.

A diferença entre os fatores de proteção solar contra Raios UV se dá na porcentagem de bloqueio da radiação. O ideal é efetuar a compra de fatores maiores (98% no mínimo) ou então da proteção UV 400, para garantir a saúde dos olhos.

oculos-de-sol-esportivo-masculino

Como Comprar Óculos de Sol de Qualidade

Felizmente, é possível comprar óculos de sol de qualidade sem precisar sair de casa. Além das inúmeras óticas espalhadas pelas cidades, hoje existe uma variedade de óticas online confiáveis, como a Ótica Isabela Dias, que fornece certificados de garantia dos produtos, além de colocar à disposição dos clientes diversos modelos modernos a um valor acessível.

Não arrisque sua saúde ao comprar óculos de sol sem certificado de qualidade. Faça sua compra em locais de confiança. Visite nosso site!

OTICA-ONLINE-CONFIAVEL

5/5 - (2 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.