Qual melhor lente para óculos infantil?

Qual melhor lente para óculos infantil?

Um grande dificuldade para os pais é encontrar a melhor lente para óculos infantil. Agora imagine a seguinte situação. Os pais entram no consultório do oftalmologista para que ele examine seu filho e saem de lá com uma receita de óculos.

A criança não pode ficar sem a correção das lentes porque isso prejudicaria sua visão ainda mais, causaria dores de cabeça por forçar a vista e poderia levá-la a sofrer acidentes por não enxergar bem por onde anda e brinca.

Mas por ser uma criança pequena, cheia de energia, vem à mente dos genitores a preocupação de que os óculos sejam um risco para sua segurança. E se ele cair com os óculos? E se quebrar? Não é perigoso?

Para quem é assombrado por essas perguntas, tenho uma boa notícia. A tecnologia disponível para a fabricação de óculos está muito avançada e a indústria já respondeu a todas essas perguntas que os pais fazem quando seus filhos recebem o diagnóstico médico.

Leia também: Porque comprar óculos flexível para o seu filho?

Diversidade de materiais

Inicialmente as lentes de óculos eram feitas de cristal, o que as tornava frágeis e pesadas. Depois a lente acrílica veio trazer alguns benefícios adicionais, como maior resistência e leveza. Mais recentemente, novos materiais surgiram, possibilitando às óticas oferecer uma enorme gama de características para que o paciente possa escolher aquela que mais se adapte às suas necessidades.

Entre as principais características a serem escolhidas, estão o peso, a espessura, a existência ou não de distorções, a refletividade e a resistência.

ONDE-COMPRAR-OCULOS-MIRAFLEX

Falemos um pouco de cada

O peso era um problema quando as lentes eram de cristal. Hoje, a maioria das lentes é feita de materiais sintéticos muito mais leves do que o vidro e o peso só fará diferença para quem tem elevado grau de miopia ou astigmatismo.

A espessura está diretamente relacionada ao índice de refração do material e, novamente, será mais relevante se o grau de dioptria do paciente for grande. Quanto maior for a refração, mais fina será a lente pois valores altos significam que desviam melhor a luz.

Índices de 1,59 já são suficientes para lentes bastante finas e são bem melhores do que as lentes de resina que tem índice em torno de 1,50. Existem materiais com índices de refração de até 1,74, mas são mais caros e indicados apenas para dioptrias acima de quatro graus.

Chegamos finalmente ao ponto que interessa: a resistência. O que se espera de uma lente para crianças é que ela ofereça a correção necessária a sua visão e seja, tanto quanto possível, indestrutível. E o mercado já tem um material que oferece essas características: o policarbonato.

oculos-de-grau-infantil

As vantagens do policarbonato 1.59

Qual melhor lente para óculos infantil e mais resistente? Em comparação com as demais lentes disponíveis no mercado, as lentes de policarbonato são as que oferecem maior segurança a uma criança. Para se ter uma ideia, esse material é usado em viseiras de capacetes, óculos de segurança, janelas de aviões, coberturas de estufas e edifícios e até escudos policiais transparentes.

Com isso é possível perceber que ele resiste a pedradas, chuvas de granizo, colisão com pássaros em voo e limalhas industriais. Parece seguro o suficiente para uma criança, não acha?

Além disso, esse material praticamente não oferece desvantagens quanto a suas concorrentes. Ele é bastante leve, permite fabricação esférica (minimizando distorções), tem índice de refração elevado, permite tratamentos antirrisco, antirreflexo, anti-UV e, o que certamente vai agradar, tem preço acessível.

Exceto por algumas poucas aplicações muito específicas, o policarbonato é o material mais indicado para lentes infantis e, por que não, também para adultos. Na Ótica online Isabela Dias você encontra por a partir de R$ 99 reais, com antirreflexo, previne riscos e proteção uv400

Algumas recomendações adicionais

É claro que há outros pontos a serem considerados. Uma criança provavelmente vai derrubar os óculos com frequência em todo tipo de terreno: no asfalto, na areia, nas pedras ou na piscina. Então, talvez você considere fazer o tratamento antirrisco.

O tratamento antirreflexo, hoje em dia, pelo uso de celulares e TV, também deve ser feito, e o filtro UV é altamente recomendável para proteger os olhos da criança das frequências nocivas do espectro solar. Atente-se também para uma armação não metálica e com boa flexibilidade.

comprar-armacao-flexivel-internet

A Ótica Isabela Dias oferece todas as escolhas que você precisa

Na Isabela Dias, você faz seus óculos totalmente online. Você mesmo preenche os dados da receita e faz sua compra sem sair de casa. A entrega é rápida, com todo o atendimento pós venda e certificado de garantia. Conheça nosso provador online.

Preço, atendimento, Provador online, preenche os grau da receita, entrega rápida, óculos de grau sem sair de casa, pós venda, certificado de garantia

A Ótica Isabela Dias oferece todas as escolhas que você precisa

Considere fazer óculos de reserva, para que a criança não fique sem, caso o perca. Dessa forma, você não precisará correr até a ótica para solicitar outro. Por fim, preocupe-se com um formato anatômico que fique confortável na criança e deixe a estética como último fator a ser considerado.

otica-online-economizar-na-compra-do-oculos

4.5/5 - (6 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.