De quanto em quanto tempo o grau aumenta?

De quanto em quanto tempo o grau aumenta?

Atualmente, é muito difícil encontrar alguém que não possua dificuldades para enxergar. Hora ou outra, muitos indivíduos são pegos forçando os olhos para conseguir ver o número do ônibus, ler algo à distância ou até mesmo ver com clareza os rostos de seus entes queridos. Mas, afinal de quanto em quanto tempo o grau aumenta

De acordo com um estudo realizado por especialistas na Primeira Jornada Ibero-americana, tudo isso é por causa de uma condição oftalmológica que afeta cerca de 25% da população mundial.

Entenda o que é a miopia, por que o seu grau aumenta e como combate-la da melhor forma possível.

O que é a miopia?

Conhecida como uma “dificuldade para enxergar de longe”, a miopia é um problema de visão que faz com que a luz não foque na retina tornando os objetos embaçados quando estão distantes, reduzindo a acuidade visual e borrando tudo o que não está perto dos olhos.

Em geral, ela pode ser dividida em três categorias: baixa, quando o paciente possui até três graus; moderada, quando vai de três a seis e alta, quando está acima dos seis. Ainda assim, recentemente, muitos médicos têm alertado para a possibilidade dos maiores graus estarem em evidência. Isso porque, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a alta miopia disparou nos últimos anos, afetando 300 milhões de pessoas e podendo chegar a 950 milhões até 2050.

Por que aumenta anualmente?

Apesar de não existir uma única causa para a miopia acontecer e aumentar, alguns fatores, sejam eles genéticos ou ambientais, podem deflagrar essa situação. O primeiro deles seria a predisposição hereditária.

A princípio de quanto em quanto tempo o grau aumenta? Portanto, o principal causador do aumento do grau, está a relação entre o esforço visual para perto e a luz advinda da tecnologia. Atualmente, devido à frequência com que as pessoas utilizam computadores, celulares, tablets e aparelhos eletrônicos, é comum que os olhos fiquem treinados para enxergar o que está próximo deixando-os “preguiçosos” para os objetos que estão longe. Assim, as atividades realizadas com itens perto das vistas podem se tornar, ao longo do tempo, verdadeiras vilãs para a visão.

Além disso, a quantidade de luz artificial vinda desses aparelhos e o tempo que os indivíduos passam utilizando-os em ambientes fechados também contribui para a causa. Isso porque, o alongamento do globo ocular faz com que o grau de miopia aumente e, para que esse alongamento ocorra, é preciso considerar as horas que a pessoa passa trancafiada, ao invés de estar exposta à luz natural.

Lembre-se: Quanto mais tempo em lugares com pouca luz e quanto mais exposto à artificialidade, pior é.

Onde comprar armação de óculos para miopia?

As lentes de miopia requer um cuidado especial para o formato da armação, principalmente para altos grau, indicamos formato de armação redonda, com isso suas lentes vão ter uma espessura muito mais fina, esse tipo de armação de se encontra facilmente em ótica físicas. A Ótica online Isabela Dias tem excelentes opções de armação para qualquer grau de miopia.

O uso dos óculos e lentes

Mais de quanto em quanto tempo o grau aumenta, sera que ultilizar óculos vai ajudar? Ao contrário do que a crença popular sugere, a miopia não irá piorar se o paciente decidir não utilizar os óculos de grau. Na realidade, esse acessório não pode regredir a patologia ou causar uma melhora efetiva, uma vez que seu papel é apenas garantir uma qualidade de vida melhor para o indivíduo, permitindo que ele consiga enxergar quando possui uma dificuldade.

Por sua vez, as lentes de contato podem ser utilizadas para corrigir o grau ou estabilizá-lo, como ocorre com as esféricas, recomendadas especificamente para quem possui a miopia. Ainda assim, todas as duas opções auxiliam o paciente e podem ser escolhidas dependendo do gosto ou da necessidade específica que ele venha a ter.

Onde comprar Lentes de grau para miopia?

Acesse nosso site e encontre a melhor solução para você.

Como evitar o aumento?

Para evitar que isso ocorra, é preciso ter cuidado com a quantidade de horas desperdiçadas em frente aos itens tecnológicos, como o computador e a televisão. Ademais, outra solução seria ficar mais tempo ao ar livre, para que os olhos fiquem mais acostumados com a luz natural. E se você é daqueles que gostam de segurar os celulares e livros próximos do rosto, a dica é tentar mantê-los mais distantes.

Quando estabiliza?

Geralmente, a estabilização da miopia acontece no fim da juventude e no início da vida adulta do paciente, entre os 18 e os 25 anos.

Inclusive, quando esse momento chega, uma outra possibilidade aparece: a de realizar uma cirurgia refrativa para corrigir a visão. Muitos optam por essa possibilidade para abrirem mão dos óculos e lentes, mas isso fica a critério de cada um.

Você também pode gostar de: Miopia tem cura?

4.3/5 - (3 votes)

2 comentários sobre “De quanto em quanto tempo o grau aumenta?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.