Como saber se preciso usar óculos de descanso?

Como saber se preciso usar óculos de descanso?

Passar muito tempo lendo, estudando ou na frente do computador, tablet ou televisão são hábitos que deixam qualquer um com a vista cansada, e isso pode gerar vários incômodos.

Os óculos de descanso são um recurso indicado para proteger os nossos olhos dessa exposição. Mas, você sabe como eles funcionam e quando são indicados?

Ao contrário do que muita gente pensa, os óculos de descanso não são indicados apenas para pessoas de idade. Na verdade, eles estão sendo cada vez mais utilizados por pessoas mais jovens e até por crianças.

Quer saber tudo sobre esse tipo de óculos? É isso que a gente vai te explicar neste texto.

Acesse a melhor Ótica online do Brasil: Economize 100% na compra do Óculos!

O que é óculos de descanso?

Como o próprio nome diz, esse tipo de óculos tem o objetivo de manter a vista descansada, especialmente quando estamos lendo ou na frente das telas por muito tempo.

Como saber se eu preciso de um óculos de descanso?

Mesmo pessoas sem nenhum problema de visão podem usar óculos de descanso, justamente para evitar o aparecimento de um problema.

Apesar disso, é muito importante visitar um oftalmologista, profissional que pode fazer um diagnóstico do seu caso e indicar os óculos de descanso corretos para você.

Em todo caso, fique atento aos sinais que o seu corpo apresenta. Pode ser o caso de utilizar óculos de descanso se você apresenta um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Dores de cabeça frequentes;
  • Necessidade de “apertar os olhos” para conseguir ler ou ver TV;
  • Sensação de vista cansada;
  • Sensibilidade à luz;
  • Dificuldade para enxergar à noite;
  • Ardência e vermelhidão nos olhos;
  • Coceira nos olhos;
  • Vista embaçada;
  • Lacrimejamento excessivo;

Acesse a melhor Ótica online do Brasil: Economize 100% na compra do Óculos!

Meus hábitos podem influenciar?

Como estamos falando da exposição dos seus olhos, os seus hábitos têm tudo a ver com a necessidade de usar óculos de descanso.

Se você passa muitas horas trabalhando, estudando ou mesmo se divertindo com aparelhos eletrônicos, não precisa esperar o seu corpo reclamar para saber que precisa de óculos de descanso.

Faça consultas periódicas com um oftalmologista e relate a ele quais são os seus hábitos que ele vai avaliar se a necessidade de fazer o uso preventivo de óculos para evitar problemas futuros.

Fique atento porque os sintomas de vista cansada muitas vezes são os mesmos sintomas de outros problemas de vista, como miopia, astigmatismo, hipermetropia, catarata e glaucoma.

Assim, só mesmo uma visita a um especialista para descartar essas possibilidades e, se for o caso, iniciar o tratamento precocemente para evitar que os problemas se agravem.

Atenção: os óculos de descanso não servem para tratar outros problemas de visão Eles também não “curam” a vista, você vai precisar utilizá-los sempre que for submeter seus olhos a alguma exposição prolongada.

Acesse a melhor Ótica online do Brasil: Economize 100% na compra do Óculos!

Existem diferenças nos óculos de descanso para pessoas jovens e pessoas mais velhas?

Como você já sabe, os óculos de descanso são indicados para todas as idades, para reduzir os sintomas de cansaço por conta da exposição.

Nas pessoas jovens esse artifício é importante para diminuir o desconforto e também para prevenir problemas futuros.

Já para as pessoas mais velhas, especialmente após os 40, os óculos de descanso podem ser diferentes, já que a nossa capacidade para focar objetos a uma distância pequena costuma ficar menor com o tempo, problema conhecido como presbiopia.

Como quem apresenta esse problema costuma precisar colocar as telas e livros a uma distância maior para conseguir enxergar, os óculos de descanso precisam ser personalizados para atender a essa necessidade.

ONDE-COMPRAR-OCUOS-GRADEGRAU-BARATO-REDONDO

Que tipo de lentes são utilizadas nesse tipo de óculos?

Vários tipos de lentes podem ser utilizados nesses óculos de descanso, mas os principais tipos indicados são: monofocais, bifocais e progressivas.

    • Monofocais

Corrigem a visão para a distância entre a tela (ou livro) e os olhos, possibilitando enxergar com o mínimo movimento da cabeça. O problema é que esse tipo de lente pode desfocar objetos que estejam mais perto de você.

    • Bifocais

Esse tipo de lente pode ser adaptado nos óculos de descanso para se ler de perto utilizando a parte inferior e enxergar a distância em sua parte superior. Mesmo assim, objetos mais distantes podem parecer desfocados.

    • Progressivas Multifocais

Esse é o tipo de lente mais indicado para óculos de descanso porque elimina as linhas entre os segmentos e gera menor distorção na visão periférica.

É importante se certificar se a lente escolhida para os seus óculos de descanso tem proteção contra raios UV, para evitar a exposição à radiação, mesmo em ambientes externos.

Também é importante escolher uma armação que seja adequada ao formato do seu rosto para que você se sinta confortável ao utilizar os seus óculos de descanso.

Depois de ler esse conteúdo você acha que precisa de óculos de descanso? Quer comprar o seu com garantia e segurança, sem sair de casa? Visite o site da Ótica Isabela Dias e escolha um modelo de armação.

4.9/5 - (20 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.