O que analisar antes de comprar óculos e lentes de grau para crianças?

O que analisar antes de comprar óculos e lentes de grau para crianças?

Levou o seu filho no oftalmologista e ele vai precisar de uma ajuda para enxergar melhor? E agora? Crianças podem usar lentes de contato? Como escolher óculos de grau infantil?

Essas são dúvidas muito comuns entre os pais e mães e, se esse é o seu caso, fique tranquilo: você está no texto certo. Os especialistas aqui da Ótica Isabela Dias vão te ajudar com algumas dicas.

É comum que crianças tenham problema de vista?

Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, pelo menos 20% das crianças em idade escolar apresenta algum problema de vista, sendo a miopia a principal delas. A hipermetropia, o astigmatismo e o estrabismo também podem ser comuns na infância.

Em muitos casos, o uso excessivo de tablets, computadores e celulares têm sido apontado como o responsável pelo aumento dos diagnósticos.

Como saber se meu filho tem problema de vista?

Olhos sempre vermelhos, lacrimejando ou coçando podem ser sinais de algum problema de visão. Também pode ser o caso de procurar um oftalmologista se o seu filho reclama sempre de dor de cabeça, tontura ou de muita sensibilidade à luz.

É recomendável começar o tratamento ainda na infância?

Quase sempre o diagnóstico precoce e o uso de óculos de grau para corrigir o problema evita que ele se desenvolva e se torne grave na fase adulta. Diagnósticos tardios podem resultar, inclusive, em danos irreversíveis.

oculos-infantil-flexivel-nao-quebra

O que avaliar antes de comprar óculos de grau infantil?

Se já é complicado escolher um modelo de óculos de grau para um adulto, imagina para uma criança. É muito importante que a criança participe da escolha, já que é ela quem vai ter que usar o acessório todo dia. Além disso, algumas dicas podem te ajudar:

Há várias opções de óculos de grau infantis com armações divertidas, coloridas. Essas podem ser boas opções para desarmar a resistência de muitas crianças.

    • Cheque detalhes sobre a qualidade
    • Os pais também não podem deixar de conferir se o óculos que o seu filho gostou tem uma armação leve, resistente e confortável, para garantir que a adaptação será tranquila.
    • Atenção para o material (opte por uma armação flexível)
    • Armações de metal não são recomendadas para crianças, por se tratar de um material que pode se romper e machucar os olhos dos pequenos. Os materiais mais adequados são: silicone, grilamid ou , que são mais anatômicos e leves. O TR90 é um material que tem ganhando cada vez mais espaço, justamente porque é leve e flexível.

      Evite: acetato (material pesado e de difícil manutenção), metal (material sensível que pode romper com facilidade e machucar a criança), nylon (as lentes são sustentadas por um fio e podem cair com facilidade) e três peças (possui várias peças que desencaixam facilmente e sempre precisam de reajustes).

    • Veja se os óculos se ajustam ao rosto da criança

O ideal é que as lentes fiquem bem no meio dos olhos, pois o principal é garantir que a criança enxergue bem. Se o ajuste no nariz não for adequado, há o risco de a criança querer olhar por cima da lente, o que prejudica o tratamento.

comprar oculos infantil flexivel

    • Escolha bem a armação

Compre armação sem parafusos ou molas, que podem machucar a criança. A Nanoflex oferece uma das melhores opções do mercado em armações TR90 para crianças: elas são flexíveis, hipoalergênicas e inquebráveis, acompanham elástico e se adequam a todo tipo de lente.

    • Escolha bem as lentes

No caso dos óculos, as mais recomendadas para crianças são as feitas de policarbonato. Uma ótima opção de lentes de grau para crianças é a Hiperlight Premium, feita de policarbonato e muito mais resistente. Você pode comprar suas lentes em uma Ótica online

    • Não se esqueça dos tratamentos nas lentes

Especialmente quando falamos de crianças, os tratamentos especiais nas lentes, como proteção UV, antirrisco e antirreflexo são muito bem-vindos. Além de oferecerem muito mais conforto para a visão, as lentes antirreflexo e antirrisco são mais fáceis de limpar porque esses tratamentos funcionam como uma espécie de película protetora.

oculos-flexivel-miraflex-infantil-bebe

    • Compre com elástico para os menores

Isso dá mais liberdade e segurança para a criança correr, brincar e jogar sem o risco de se machucar ou danificar o óculos.

    • Tenha um óculos reserva

As crianças podem perder ou esquecer onde deixou o “companheiro”, e essa pode ser uma ótima estratégia para que ela não fique sem enxergar direito até que ele seja encontrado.

Leia também: Por que usar óculos de grau para jogar no PC?

Crianças podem usar lentes de contato?

Tem criança que não se adapta aos óculos e, além do mais, eles podem ser contraindicados para a prática esportiva e acabam sendo um empecilho para a criança pular e correr. Por isso, as lentes de contato infantis têm sido cada vez mais procuradas.

Ao contrário do que muita gente pensa, elas não são contraindicadas, mas o ideal é que a criança já tenha idade suficiente para entender e cuidar da limpeza e da conservação das lentes de contato. Mas, em alguns casos, o recurso pode ser indicado a partir dos cinco ou seis anos.

Existem marcas de lentes de contato especializadas nos pequenos, oferecendo adaptação mais fácil e manuseio simples. As lentes de contato descartáveis podem ser uma boa alternativa, pois são menos complicadas para cuidar.

Também é indicado escolher lentes que tenham uma boa hidratação, para que seu filho não sinta aquele incômodo nos olhinhos. Em muitos casos os pais podem ajudar, mas, mesmo assim, o uso ainda é pouco recomendado para crianças muito pequenas.

A Ótica Isabela Dias é confiável e oferece várias opções de armações e lentes de contato para crianças. Solicite um orçamento na nossa loja online.

atendiementooticaisabeladias

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.