Como saber se seu filho vai usar óculos? Fique atento!

Como saber se seu filho vai usar óculos? Fique atento!

Os problemas oculares se manifestam desde a infância, mas muitas vezes os pais não percebem ou não tem certeza do que eles significam, e isso é natural, pois a criança também não entende o que está acontecendo e muitas vezes não sabe como se expressar a respeito. Mas como saber se o seu filho vai usar óculos?

Cerca de 25% das crianças precisam usar óculos em decorrência de algum problema de visão durante o ensino fundamental, e geralmente essa dificuldade se manifesta mesmo durante a vida escolar.

Um dos sinais clássicos de que seu filho vai usar óculos é quando a criança começa a apresentar dificuldades na escola, então é bom ficar alerta, especialmente se o seu filho tiver alguma tendência genética a desenvolver condições de vista.

Geralmente o professor dá o alerta, mas é bom estar atento se a criança não demonstra dedicação, não presta atenção às aulas e tem dificuldade de aprendizado.

Sinais que indicam que seu filho vai usar óculos

Existem alguns sinais que podem demonstrar que algo não vai muito bem com a visão do seu filho, e ao notá-los, é interessante marcar a visita ao oftalmologista o quanto antes.

Saiba quais são os indicativos de dificuldades oculares e que a criança vai usar óculos.

1 – Lacrimejar excessivamente

Fique atento se a criança estiver lacrimejando muito durante o dia. Isso pode ser decorrente de algum problema, inclusive crianças que não fecham os olhos completamente ao dormir, provocando um ressecamento ocular que causa o desconforto durante o dia.

Isso pode gerar dificuldades na visão e, provavelmente, ele vai usar óculos para corrigir o problema.

2 – Sentar muito próximo à televisão

Se o seu filho tem hábito de assistir TV ou jogar videogame, esteja atento à posição dele durante a prática.

Se ele tende a se sentar sempre muito perto da televisão, ou sempre aproxima a visão das coisas para enxergar, é um sinal de que a visão não anda bem e certamente ele vai usar óculos para corrigir esse problema.

Marque uma consulta no oftalmologista para um teste especializado de vista de perto e de longe.

3 – Dores de cabeça

Quando temos um problema de visão que não é corrigido com óculos ou lentes de contato, fazemos um esforço muito grande nos olhos para conseguir enxergar no dia a dia, e com as crianças não é diferente, especialmente na escola.

Crianças com algum distúrbio ocular não identificado tendem a sentir dores de cabeça frequente em decorrência do esforço extra que fazem para ler, escrever e praticar todas as atividades do dia a dia.

Portanto, se o seu filho reclama com muita frequência de dores de cabeça, é bom dar uma checada na vista.

Outros sinais para ficar atento com seu filho

Esteja atento aos sinais simples, como quando a criança aperta os olhos para ler, acompanha a leitura sempre com os dedos, possui sensibilidade exagerada à luz ou cai com frequência.

Muitas vezes pode estar relacionado com algum problema de visão facilmente corrigível com um óculos.

Percebendo qualquer desses comportamentos em seu filho, marque logo uma consulta com o oftalmologista para ter um diagnóstico sobre a visão da criança.

Seu filho apresenta algum desses comportamentos indicativos de que ele vai usar óculos? Conte pra gente nos comentários!

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.