Como tratar conjuntivite?

Como tratar conjuntivite?

Como tratar conjuntivite é uma dúvida de muitas pessoas. Afinal, essa doença atinge pessoas de todas as idades e pode causar muito sofrimento, dores e incapacitar temporariamente para o trabalho, estudo, etc.

Dessa forma, saber como aliviar os sintomas, além de outras informações sobre esse mal é de fundamental importância. Pensando nisso, hoje trouxemos uma série de dicas sobre o assunto para ajudar você a entender melhor a conjuntivite, o diagnóstico, os sintomas e o tratamento.

Então, não deixe de ler até o final para ficar por dentro de tudo sobre esse assunto de saúde que é de interesse geral.

O que é conjuntivite?

Antes de falarmos sobre como tratar conjuntivite, vamos compreender melhor do que se trata essa doença.

A saber, a conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, que é uma membrana fina e transparente que cobre a superfície do olho e a parte interna da pálpebra. Assim, essa membrana serve para proteger o olho de possíveis infecções e manter a lubrificação adequada.

A conjuntivite pode ser causada por diversos fatores, como bactérias, vírus, alergias, irritantes e outros. Sendo assim, ela pode ser dividida em três tipos principais: conjuntivite bacteriana, conjuntivite viral e conjuntivite alérgica.

A conjuntivite bacteriana é causada por bactérias e é altamente contagiosa. Enquanto isso, a conjuntivite viral é causada por vírus e pode ser transmitida facilmente pelos olhos, mãos e objetos contaminados. Já a conjuntivite alérgica é causada pela exposição a alérgenos como ácaros, pólen, pelo de animais e outros.

Como é feito o diagnóstico?

Como vimos, essa inflamação pode ser causada por bactérias, vírus, alergias, produtos químicos ou irritação. Dessa forma, o diagnóstico da conjuntivite é feito por um oftalmologista que examina o paciente e faz algumas perguntas para identificar os sintomas e a causa da inflamação.

Assim, durante o exame oftalmológico, o médico avalia o aspecto dos olhos, observando se há vermelhidão, inchaço, coceira, secreção e sensibilidade à luz. Além disso, ele também pode usar instrumentos de diagnóstico, como lâmpada de fenda, para examinar a superfície do olho com mais detalhes.

Para determinar a causa da conjuntivite, o médico pode coletar uma amostra do tecido infectado ou da secreção ocular. Então, ele envia essa amostra para análise em um laboratório. Onde serão identificados os micro-organismos presentes (caso a causa seja bacteriana ou viral), permitindo assim o tratamento adequado.

Em alguns casos, o médico pode solicitar exames de sangue ou outras avaliações médicas para descartar outras condições que possam estar causando os sintomas.

Também precisamos ressaltar que os sintomas da conjuntivite podem ser muito semelhantes com os de outras irritações oculares. Inclusive, a causada pelo uso de óculos inadequados.

Sendo assim, depois de passar em seu oftalmologista de confiança, confira no site as opções de óculos que temos para oferecer!

Você sabe o que é o Ceratocone? Confira aqui!

Como tratar conjuntivite?

Apesar de muito incômoda, a conjuntivite é uma infecção ocular comum que afeta a membrana que reveste a superfície do olho e a parte interna das pálpebras. Os sintomas incluem vermelhidão, inchaço, coceira, dor e secreção nos olhos.

Desse modo, o tratamento da conjuntivite consiste em aliviar os sintomas e tratar a causa subjacente da infecção. O tratamento pode variar de acordo com o tipo de conjuntivite.

A saber, a conjuntivite viral geralmente desaparece por conta própria em uma ou duas semanas. Enquanto o tratamento da conjuntivite bacteriana e viral é à base de antibióticos ou antivirais prescritos por um médico.

Para aliviar os sintomas da conjuntivite, é importante manter os olhos limpos e evitar coçá-los. Então, lave as mãos frequentemente e evite compartilhar toalhas e outros objetos pessoais para prevenir a propagação da infecção.

Ademais, os colírios lubrificantes podem ajudar a aliviar a secura e a irritação dos olhos, e compressas frias podem reduzir a inflamação e a dor. Inclusive, uma dica de ouro é evitar o uso de lentes de contato até que a infecção esteja completamente curada.

Como tratar conjuntivite: prevenção

Para prevenir a conjuntivite, é importante seguir algumas medidas simples. Como lavar as mãos com frequência, especialmente após entrar em contato com pessoas ou objetos que possam ter sido infectados.

Evite, ainda, tocar os olhos com as mãos sujas ou com objetos contaminados, como toalhas ou lenços.

Além disso, é importante evitar compartilhar itens de higiene pessoal, como toalhas, lençóis, óculos ou maquiagem. Dessa maneira, lave os utensílios de maquiagem com frequência e não use os de outras pessoas para prevenir a transmissão de bactérias ou vírus.

Se você tem alergias, como rinite ou asma, tente evitar os alérgenos que costumam desencadear os sintomas. Assim sendo, mantenha a casa limpa e arejada, evitando o acúmulo de poeira e mofo. Além disso, use óculos de proteção se trabalha em locais com poeira ou produtos químicos.

Inclusive, aproveite e  confira em nosso site as melhores opções de óculos de proteção para manter seus olhos protegidos durante a execução dos mais diversos tipos de trabalho.

Apesar de ser uma doença ocular que pode causar bastante sofrimento, a conjuntivite é relativamente simples de se prevenir.

Como dissemos, atos simples como lavar as mãos, evitar o compartilhamento de objetos pessoais, manter a casa limpa e usar óculos de proteção podem ajudar a prevenir essa e outras infecções oculares.

Também é importante ressaltar que, se você apresentar sintomas como vermelhidão, coceira ou secreção nos olhos, deve procurar um oftalmologista ou médico de sua confiança para diagnóstico e tratamento adequados.

Conclusão

A saúde deve sempre ser nossa prioridade, e a saúde ocular não é exceção. Afinal de contas, os olhos são muito sensíveis e precisam de muitos cuidados para se manterem a salvo de irritações, alergias e outros incômodos.

Também é importante destacar que os olhos precisam de muita atenção para garantirmos uma boa visão e evitar outros males que são oriundos de problemas oculares.

Como dores de cabeça, problemas para dormir, dentre outros. Dessa forma, não deixe de procurar um especialista sempre que sentir qualquer incômodo persistente nos olhos. E uma dica sempre boa é adquirir óculos de grau, proteção ou sol somente em locais sérios e responsáveis.

Então, agora que você já sabe como tratar a conjuntivite, sempre que precisar, confira no site tudo o que temos a oferecer para ajudar a manter a saúde dos seus olhos em dia!

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.