Qual é o melhor material de armação de óculos?

Qual é o melhor material de armação de óculos?

A princípio existem inúmeras possibilidades na hora de escolher um material de armação de óculos. Alguns com acabamento e material bem diferentes uns dos outros.

“Metal ou acetato? Óculos grandes ou pequenos? Eles vêm com muitos detalhes? Os materias são decisivos na hora da escolha da armação, pois são eles que definem a sua imagem. Nunca devemos esquecer que os óculos, por estarem no rosto, são a forma mais eficiente de ver e ser visto. São o nosso verdadeiro cartão de visita.”

Porém o importante é conhecer sobre eles e ver qual combina mais com você. Ainda mais, vamos tentar explicar melhor para você, aqui neste artigo, um pouco sobre algumas das opções.

Antes de mais nada certos modelos de armação de óculos podem ser restritos a você devido a alergia ou desconforto em sua pele com o material. Além disso, assim como  de nós, cada modelo possui o seu estilo próprio e, portanto, possível que você prefira conhecer as particularidades de cada um.

De antemão a Ótica Isabela Dias é conhecida pela venda de óculos de grau online e  trabalha com todos eles a um excelente custo-benefício.

“Um rosto é como uma obra de arte; e por isso merece uma moldura incrível.”

L.A Eyeworks

Metal como material de armação de óculos

Acesse a melhor Ótica online do Brasil: Economize 100% na compra do Óculos!

“Mais finos os óculos de metal são normalmente indicados para graus menores. Para dar forma a esse tipo de óculos são necessários vários pontos de solda, o que pode tornar a armação mais frágil pelo risco de rompimento. No entanto, atualmente já existem no mercado óculos de metal sem solda nem emendas- opções mais resistentes e com menor propensão a quebras
para pessoas de pele oleosa, é recomendável procurar óculos de metal com plaquetas de silicone, porque aderem melhor à pele.”

Fonte: Ventura Junior, F., Ventura, D. S. (2019). Olhar atento: como escolher e usar óculos. Brasil: Editora Senac São Paulo.

Sobretudo são armações mais leves e casuais, facilmente ajustadas ao rosto. Porém, é preciso estar atento na possibilidade de existir níquel na composição da armação à base de metal.Fo

Entretanto se você for alérgico ao material, é necessário quando for comprar esse tipo de armação verificar. Com o passar do tempo, pois é possível que ocorra oxidação.

Leia também: Qual é melhor? Ótica online ou Ótica física?

Alumínio como material de armação de óculos

“Antes de mais nada uma breve historia sobre o alumínio. O alumínio é o terceiro material mais jovem diante da escala industrial, e também um elemento que se encontra com grande abundância em toda crosta terrestre. Além do mais é um material, macio e resistente. A sua cor é cinza prateado e fosco, isso se dá pela fina camada de óxidos que aparece rapidamente quando ele é exposto ao ar. Podemos analizar com base na história, que é um material já bem antigo. Pesquisadores relatam que 7 mil anos atrás o ceramistas da Pérsia já produziam seus vasos com um tipo de barro que já continha ali óxido de alumínio.”

Todavia, é uma opção interessante devido ser um material antialérgico e com um bom custo-benefício.

A princípio o alumínio é melhor que o metal, e também mais vendido que o metal. Porém por ser tão resistente, também muito utilizado para aqueles que procuram uma armação mais resistente para usar em seu dia a dia.

Hoje, até mesmo para os descuidados que costumam fazer a armação de seu óculos passar por quedas e batidas.

Fonte: A indústria do alumínio https://mineracaobrasil.com/

Madeira como material de armação de óculos

“A diversos tipos de modelos de óculos de madeira hoje no mercado, pensando na sustentabilidade que é um tema sempre em alta, assim cada dia mais tem se destacado os óculos de madeira. O processo é conduzido com reaproveitamento de sobras de madeira com certificado de qualidade. Depois de todas laminas cortadas tanto das hastes como do frame (moldura aonde encaixa as lentes) a peças são mergulhadas totalmente na cola. Após um periódo de 12 horas de descanço então parte para o processo de montagem.”

São excelentes para quem procura um material de armação de óculos realmente diferente e, dessa forma, estão na moda atualmente. Cada modelo possui sua particularidade.

Sendo assim, é a escolha perfeita para quem está com vontade de sair do básico e mudar o estilo na hora de fazer uma nova armação.

Para quem prefere diferenciar usando, a madeira é o material ideal, pois cada modelo traz uma particularidade e formato diferenciado.

Fonte: Óculos Sustentáveis: como são fabricados

Tr90 como material de armação de óculos

O TR90 é um polímero fabricado com tecnologia suíça, ou seja, é uma espécie de plástico formado pela combinação de diversas substâncias. Este modelo específico, é extremamente usado na fabricação de óculos, sendo adotado para esta prática em todo o mundo.

O material é tão versátil, que é usado para outros fins como para peças de carro, artigos esportivos e soluções hidráulicas.

É um dos materiais mais populares, junto com o acetato, o alumínio. Cada um deles tem a sua característica, mas o TR90 é uma opção tão popular, por estar no topo entre as características mais procuradas por quem busca um óculos de grau

Acetato como material de armação de óculos

O acetato é uma substância química em estado sólido. Além disso se parece muito com plástico mais é consideravelmente mais rígido e firme. A palavra “Acetato” vem do latim que se deriva da palavra “vinagre”. Na sua mistura vai um composto de sódio e ácido acético, isso é suficiente para tornar o produto composto para muitos outros itens.

O acetato é conhecido como o melhor material de armação de óculos. Ele é incrivelmente resistente à queda, poeira, água, arranhões, sujeira e até mesmo materiais químicos.

Além disso, o material possui diversos formatos e modelos, sendo extremamente utilizável em praticamente todas as situações.

Os modelos mais famosos utiliza muito esse material, por exemplo, por ser extremamente ajustável e confortável. E quando falamos de conforto, esse material é o carro-chefe, se ajustando perfeitamente assim como quanto nas pontas, como em suas hastes.

Fonte: O que é acetato?

Policarbonato para óculos de proteção

O policarbonato é um composto principalmente de polímeros e párticulas de carbonatos. Entretanto é um material de grande durabilidade que oferece maior resistência a riscos, manchas e marcas. Além do mais possui alta flexibilidade, impede a passagem das radiações UV.

Essa imagem acima consiste em um óculos de proteção com grau, o que garante que o usuário poderá contar com resistência e proteção na hora de realizar seu trabalho.

Antes de tudo melhor custo benefício e de ótima qualidade, para aqueles que precisam trabalhar o dia todo de óculos de grau, ou seja este modelo vai te atender bem

Óculos de Titânium Leve e moderno

Conhecido pela sua leveza, é o material de óculos mais leve que existe.

Devido sua leveza, você não vai ficar com aquelas marquinhas que alguns materiais causam no nariz pelas plaquetas.

As armações de titânio não são indicadas para alta miopia.

Os modelos de armação de óculos titanium mais famosos são conhecidos como: Ballgrif, parafusados, flutuantes e sem aro.

No mundo da moda, é um estilo de óculos de grau social, casual, dando um ar mais intelectual.

Acesse a melhor Ótica online do Brasil: Economize 100% na compra do Óculos!

Entretanto tudo isso, o acetato é 100% antialérgico, não causando nenhum efeito em sua pele.

Gostou do acetato? Pois, não tem como não gostar dele. O material tem crescido muito no mercado de armação de óculos, devido a série de benefícios de produção e utilização para os clientes.

Seus modelos se ajustam facilmente ao rosto e seu custo-benefício é ótimo. Porém, é muito versátil, pois possui diversas cores e modelos a serem utilizados.

Quer conhecer mais modelos com esse material de armação de óculos? A loja online da Ótica Isabela Dias possui diversos modelos desse material para você.

Conheça nossos modelos. Trabalhamos com todos os materiais para armação de óculos. Os modelos de acetato em nossa loja online possuem um excelente custo-benefício, visite o nosso site e escolha agora mesmo o seu modelo favorito. Temos uma grande variedade de modelos para todos os gostos.

4.4/5 - (10 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.