Qual melhor lente para óculos infantil?
Um grande dificuldade para os pais é encontrar a melhor lente para óculos infantil. Agora imagine a seguinte situação. Os pais entram no consultório do oftalmologista para que ele examine seu filho e saem de lá com uma receita de óculos.
A criança não pode ficar sem a correção das lentes porque isso prejudicaria sua visão ainda mais, causaria dores de cabeça por forçar a vista e poderia levá-la a sofrer acidentes por não enxergar bem por onde anda e brinca.
Mas por ser uma criança pequena, cheia de energia, vem à mente dos genitores a preocupação de que os óculos sejam um risco para sua segurança. E se ele cair com os óculos? E se quebrar? Não é perigoso?
Para quem é assombrado por essas perguntas, tenho uma boa notícia. A tecnologia disponível para a fabricação de óculos está muito avançada e a indústria já respondeu a todas essas perguntas que os pais fazem quando seus filhos recebem o diagnóstico médico.
Leia também: Porque comprar óculos flexível para o seu filho?
Diversidade de materiais
Inicialmente as lentes de óculos eram feitas de cristal, o que as tornava frágeis e pesadas. Depois a lente acrílica veio trazer alguns benefícios adicionais, como maior resistência e leveza. Mais recentemente, novos materiais surgiram, possibilitando às óticas oferecer uma enorme gama de características para que o paciente possa escolher aquela que mais se adapte às suas necessidades.
Entre as principais características a serem escolhidas, estão o peso, a espessura, a existência ou não de distorções, a refletividade e a resistência.
Falemos um pouco de cada
O peso era um problema quando as lentes eram de cristal. Hoje, a maioria das lentes é feita de materiais sintéticos muito mais leves do que o vidro e o peso só fará diferença para quem tem elevado grau de miopia ou astigmatismo.
A espessura está diretamente relacionada ao índice de refração do material e, novamente, será mais relevante se o grau de dioptria do paciente for grande. Quanto maior for a refração, mais fina será a lente pois valores altos significam que desviam melhor a luz.
Índices de 1,59 já são suficientes para lentes bastante finas e são bem melhores do que as lentes de resina que tem índice em torno de 1,50. Existem materiais com índices de refração de até 1,74, mas são mais caros e indicados apenas para dioptrias acima de quatro graus.
Chegamos finalmente ao ponto que interessa: a resistência. O que se espera de uma lente para crianças é que ela ofereça a correção necessária a sua visão e seja, tanto quanto possível, indestrutível. E o mercado já tem um material que oferece essas características: o policarbonato.
As vantagens do policarbonato 1.59
Qual melhor lente para óculos infantil e mais resistente? Em comparação com as demais lentes disponíveis no mercado, as lentes de policarbonato são as que oferecem maior segurança a uma criança. Para se ter uma ideia, esse material é usado em viseiras de capacetes, óculos de segurança, janelas de aviões, coberturas de estufas e edifícios e até escudos policiais transparentes.
Com isso é possível perceber que ele resiste a pedradas, chuvas de granizo, colisão com pássaros em voo e limalhas industriais. Parece seguro o suficiente para uma criança, não acha?
Além disso, esse material praticamente não oferece desvantagens quanto a suas concorrentes. Ele é bastante leve, permite fabricação esférica (minimizando distorções), tem índice de refração elevado, permite tratamentos antirrisco, antirreflexo, anti-UV e, o que certamente vai agradar, tem preço acessível.
Exceto por algumas poucas aplicações muito específicas, o policarbonato é o material mais indicado para lentes infantis e, por que não, também para adultos. Na Ótica online Isabela Dias você encontra por a partir de R$ 99 reais, com antirreflexo, previne riscos e proteção uv400
Algumas recomendações adicionais
É claro que há outros pontos a serem considerados. Uma criança provavelmente vai derrubar os óculos com frequência em todo tipo de terreno: no asfalto, na areia, nas pedras ou na piscina. Então, talvez você considere fazer o tratamento antirrisco.
O tratamento antirreflexo, hoje em dia, pelo uso de celulares e TV, também deve ser feito, e o filtro UV é altamente recomendável para proteger os olhos da criança das frequências nocivas do espectro solar. Atente-se também para uma armação não metálica e com boa flexibilidade.
A Ótica Isabela Dias oferece todas as escolhas que você precisa
Na Isabela Dias, você faz seus óculos totalmente online. Você mesmo preenche os dados da receita e faz sua compra sem sair de casa. A entrega é rápida, com todo o atendimento pós venda e certificado de garantia. Conheça nosso provador online.
Preço, atendimento, Provador online, preenche os grau da receita, entrega rápida, óculos de grau sem sair de casa, pós venda, certificado de garantia
A Ótica Isabela Dias oferece todas as escolhas que você precisa
Considere fazer óculos de reserva, para que a criança não fique sem, caso o perca. Dessa forma, você não precisará correr até a ótica para solicitar outro. Por fim, preocupe-se com um formato anatômico que fique confortável na criança e deixe a estética como último fator a ser considerado.
Aqui é a Fernanda Lima , gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Obrigado foi um prazer te ajudar. Se precisar de óculos conte com a https://www.oticaisabeladias.com.br