O que é astigmatismo?

O que é astigmatismo?

Você sabe o que é astigmatismo? Pois saiba que esse problema visual pode ser confundido com outros, como a miopia, por exemplo, o que pode dificultar o tratamento. Por isso, é muito importante consultar um oftalmologista para que esse profissional faça os exames adequados, chegue ao diagnóstico correto e prescreva o melhor tratamento.

Assim, se você sentir que algo não está normal com sua visão, não hesite em procurar ajuda médica. E para te ajudar a identificar possíveis sintomas, trouxemos muitas informações sobre o astigmatismo, o que é, como é diagnosticado, como é o tratamento, etc.

Portanto, fique com a gente, leia até o final e entenda de vez esse problema.

O que é astigmatismo?

Astigmatismo é uma condição oftalmológica na qual a córnea, que é a lente transparente do olho, tem uma forma irregular. Isso resulta em uma visão distorcida e embaçada, tanto para objetos próximos como distantes. Por isso, pessoas com astigmatismo muitas vezes relatam que as linhas retas parecem curvas ou que as letras na página parecem borradas.

A saber, o astigmatismo pode ocorrer em combinação com outros problemas de visão, como:

  • A miopia (visão embaçada para objetos distantes);
  • Hipermetropia (visão embaçada para objetos próximos).

Além de poder ser:

  • Congênito (presente desde o nascimento);
  • Adquirido (resultante de lesão ou cirurgia ocular).

Não tratar ou corrigir o astigmatismo pode levar a uma série de problemas, como dor de cabeça, fadiga visual e dificuldade para ler ou dirigir à noite. Por isso, é importante fazer exames oftalmológicos regulares e procurar tratamento se você suspeitar de qualquer problema de visão.

Como é feito o diagnóstico?

O astigmatismo é um problema de visão que afeta a forma como a luz se reflete na retina, causando distorções e desfoques. Desse modo, o diagnóstico do problema é feito por um oftalmologista através de um exame de refração ocular.

Durante o exame, o oftalmologista utiliza um conjunto de lentes para avaliar a maneira como a luz é refratada pelos olhos. Assim, o médico pede para o paciente olhar através de uma série de lentes retangulares e circulares para identificar qual lente oferece a melhor visão. A saber, esse teste é chamado de “teste de refratometria”.

Além do teste de refratometria, o oftalmologista pode avaliar a curvatura da córnea do paciente usando um instrumento chamado queratômetro. A córnea é a parte transparente e protuberante na parte frontal do olho que ajuda a focar a luz. Por isso, analisar se há anormalidades na córnea ajuda a identificar o astigmatismo.

Outro exame que pode ser feito é a topografia da córnea, que consiste em mapear a superfície do órgão para avaliar sua curvatura e espessura. Isso pode ajudar a identificar qualquer assimetria na córnea, o que pode contribuir para o astigmatismo.

Depois de todos os testes serem feitos, o oftalmologista apresenta os resultados e recomenda as melhores opções de tratamento para o astigmatismo. Esses tratamentos podem incluir óculos, lentes de contato ou cirurgia corretiva, dependendo da gravidade do caso.

Inclusive, se você receber o diagnóstico desse problema e o médico receitar o uso de óculos, não deixe de acessar nosso site e conferir todas as opções que temos para oferecer! Inclusive, você pode experimentar online os modelos no conforto de sua casa!

Você sabia que a Hipermetropia está ligada ao astigmatismo? Confira aqui!

Como é o tratamento do astigmatismo?

Por falar em tratamento, vamos falar um pouco mais sobre essa parte do astigmatismo. Como dissemos, o tratamento do problema geralmente envolve correção ótica por meio de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa.

O objetivo do tratamento é fornecer uma superfície refrativa uniforme que permita que a luz se concentre corretamente na retina.

Desse modo, os óculos corretivos geralmente têm lentes cilíndricas ou toroidais, que contêm poder refrativo adicionado em uma direção específica. Para, assim, compensar o erro refrativo no olho afetado pelo astigmatismo. Além disso, as lentes de contato também podem ser úteis para corrigir o astigmatismo, com lentes tóricas ou gelatinosas sendo as opções mais comuns.

Uma opção mais permanente é a cirurgia refrativa, que pode incluir técnicas como LASIK, PRK e LASEK. Esses procedimentos remodelam a córnea usando um laser para corrigir a irregularidade e criar uma superfície óptica mais uniforme. Geralmente, esse tipo de tratamento serve para quem tem astigmatismo mais grave.

Vale lembrar que temos uma infinidade de opções para ajudar você a corrigir problemas oculares. Então, depois de ter sua receita, acesse o site e peça o seu!

O que é astigmatismo: dá para prevenir?

Já vimos que o astigmatismo é uma condição oftalmológica que aparece quando a córnea do olho não é perfeitamente redonda, resultando em imagens distorcidas ou embaçadas. Infelizmente, não há uma maneira infalível de evitar o astigmatismo. Mas há algumas coisas que você pode fazer para reduzir o seu risco de desenvolver esta condição.

A primeira coisa que você pode fazer para prevenir o astigmatismo (e outros problemas de visão) é manter seus olhos saudáveis. Isso inclui ter uma dieta saudável, exercitar-se regularmente, usar óculos de sol e proteger seus olhos de lesões. Inclusive, em nosso site, temos muitas opções incríveis de óculos escuros, de proteção e com filtro azul para ajudar você a manter a saúde dos seus olhos em dia. Acesse e experimente online!

Além disso, é importante manter um check-up regular com um oftalmologista. Afinal, esses exames podem detectar qualquer problema ocular, incluindo o astigmatismo, antes que ele se torne um problema maior.

Outra coisa que você pode fazer para diminuir o seu risco de astigmatismo é evitando esfregar os olhos com frequência, pois isso pode causar pressão na córnea. Também é importante evitar a exposição prolongada a telas de computador e telefones celulares. Pois a luz azul emitida por esses dispositivos pode afetar a saúde dos seus olhos. Assim, além de usar óculos com proteção contra a luz azul, faça intervalos regulares enquanto usa esses dispositivos para evitar desgastar sua visão.

Conclusão

Cuidar da saúde ocular é essencial. Então, se você apresentar quaisquer desses sintomas, não hesite em buscar ajuda médica. Além disso, conte conosco para corrigir qualquer problema e voltar a enxergar com clareza e sem dificuldades. Agora que você já sabe o que é astigmatismo, coloque essas dicas em prática e se cuide. E não deixe de visitar nosso site, seja para prevenir ou para remediar!

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.