O que é hipermetropia?

O que é hipermetropia?

Muita gente se pergunta o que é hipermetropia. Afinal, esse termo é bastante visto em diversos canais e pode trazer curiosidade sobre seu significado. Pensando nisso, hoje trouxemos uma série de dicas e informações sobre esse assunto para que você possa identificar os sintomas e procurar ajuda, caso necessário.

Assim sendo, não deixe de ler até o fim para ficar por dentro de tudo.

O que é hipermetropia na prática?

A hipermetropia é um defeito de refração que afeta a visão de perto. Ela é causada por um olho curto, ou por uma curvatura da córnea que não permite que os raios de luz se foquem corretamente na retina.

Assim, essa condição faz com que objetos próximos pareçam desfocados ou borrados. Geralmente, ela é corrigida com óculos ou lentes de contato. Inclusive, se você recebeu esse diagnóstico de seu oftalmologista de confiança, visite nosso site e confira nossas opções de óculos de grau para perto!

A saber, a hipermetropia não é uma doença, mas sim um problema de visão que pode afetar pessoas de todas as idades.

Você sabe como tratar a conjuntivite? Clique e confira!

Quais os sintomas?

Como vimos, a hipermetropia é um distúrbio refrativo comum que afeta a visão de muitas pessoas. Dessa forma, os sintomas da hipermetropia incluem:

  • Dificuldade para ler de perto: a visão pode ficar embaçada ou cansada ao tentar ler ou realizar atividades que exigem foco próximo;
  • Visão distorcida: pode parecer que as imagens estão “puxadas” ou “esticadas”;
  • Dor de cabeça: muitas pessoas com hipermetropia frequentemente sofrem de dores de cabeça. Especialmente após atividades que exigem um esforço visual por bastante tempo;
  • Fadiga ocular: a hipermetropia pode fazer com que os olhos se cansem com mais facilidade, levando a uma sensação de fadiga, ardência e desconforto nos olhos.
  • Sensibilidade à luz: muitas pessoas com hipermetropia são mais sensíveis à luz do que as pessoas com visão normal, devido ao fato da luz não chegar da maneira correta à retina;
  • Estrabismo: em alguns casos, esse problema pode causar desalinhamento dos olhos, o que é conhecido como estrabismo.

Dessa forma, ao experimentar algum desses sintomas, é importante consultar um médico oftalmologista para uma avaliação adequada. Assim, ele poderá analisar seu caso e, se necessário, recomendar a correção óptica. Afinal, se tratada no começo, a hipermetropia pode ser corrigida de modo a não causar incômodos e a melhorar a visão.

Por outro lado, a longo prazo, o problema pode levar a um risco maior de desenvolvimento de glaucoma, catarata e outras complicações oculares. Vale ressaltar que, se você precisar de óculos para correção, pode experimentar online nossas opções!

Como é feito o diagnóstico da hipermetropia?

A saber, o diagnóstico desse problema é realizado através de exames oftalmológicos. Que avaliam a capacidade do olho em focar os raios de luz e formar uma imagem clara na retina. Dessa forma, um dos exames mais comuns para identificar a hipermetropia é a refração ocular. O que utiliza um equipamento chamado refrator automático para medir a curvatura da córnea e determinar a dioptria necessária para corrigir o erro.

Assim, para fazer esse exame, o paciente deve olhar para uma série de letras ou figuras a uma determinada distância, e informar ao médico qual delas está enxergando com mais nitidez.

Outro teste importante é o exame de acuidade visual, que mede a capacidade de enxergar objetos de diferentes distâncias. Durante o teste, a pessoa deve ler uma tabela de letras ou números a uma distância específica. Enquanto o oftalmologista avalia a capacidade de correção dos olhos e a nitidez das imagens.

Além desses, o exame de fundo de olho também é uma opção para verificar a saúde ocular e descartar outras patologias que possam estar afetando a visão. Isso porque este teste permite ao médico observar a retina, o nervo óptico e os vasos sanguíneos que irrigam o olho.

Como é feito o tratamento?

Depois do diagnóstico, o médico vai indicar o melhor tratamento para o caso da pessoa com hipermetropia. Assim, esse tratamento é realizado através de diferentes métodos, dependendo do grau do problema do indivíduo e de sua idade.

Como vimos, esse problema de visão é uma condição em que o olho é incapaz de focalizar corretamente objetos próximos. O que pode levar a sintomas como visão embaçada, dores de cabeça e fadiga ocular. Então, o tratamento é aplicado com o intuito de corrigir esses males e melhorar a visão.

Para pessoas com hipermetropia leve, muitas vezes não é necessário um tratamento específico, pois a condição pode ser corrigida naturalmente com o uso de óculos de leitura. Porém, em casos mais graves, pode ser necessário o uso de óculos corretivos para todas as atividades visuais.

Vale lembrar que, seja qual for o seu caso, você pode acessar nosso site e conferir nossas opções de óculos de grau.

Outra opção de tratamento para hipermetropia é a cirurgia de correção da visão, como a cirurgia refrativa com o uso do laser. E que desejam obter uma correção da visão sem o uso de óculos.

Além disso, terapia visual também pode ser uma boa opção para pessoas com hipermetropia. Esse tipo de terapia tem o objetivo de melhorar a coordenação dos músculos oculares e melhorar a capacidade de focalização dos objetos próximos.

Conclusão

A visão é um sentido extremamente importante. Por isso, não dá para negligenciar a saúde dos olhos.

Assim sendo, quando algo incomoda e você sente que seus olhos não estão funcionando como deveriam, é preciso checar com um especialista para que ele avalie o problema, peça os exames e dê o diagnóstico.

Além disso, se o médico receitar o tratamento correcional com o uso de óculos ou lentes de contato, é muito importante contar com uma empresa que prima pela qualidade. Afinal, os acessórios precisam ser de primeira para evitar agravar o problema ao invés de corrigir.

Dessa forma, agora que você já sabe o que é hipermetropia, caso sinta os sintomas que descrevemos aqui, não hesite em procurar ajuda médica.E, depois disso, acesse o site e confira como podemos ajudar você a voltar a enxergar sem incômodos ou dificuldades!

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.