O que é catarata

O que é catarata

Muita gente quer saber o que é catarata. Esse problema ocular é bastante conhecido por acometer pessoas mais velhas, mas também pode atingir jovens. Desse modo, é muito importante estar a par do que é essa condição, quais seus sintomas, diagnóstico, tratamento, etc.

Afinal, tendo essas informações, fica mais fácil procurar ajuda médica quando houver suspeita. Pensando nisso, hoje trouxemos muitos dados e dicas sobre a catarata para compartilhar com você. Então, continue com a gente, leia até o final e esclareça todas as suas dúvidas.

O que é catarata?

A catarata é uma condição ocular que afeta o cristalino (lente do olho) e ocorre quando a proteína do cristalino começa a se quebrar e a acumular, formando áreas opacas na lente. Essas áreas opacas são chamadas de cataratas e, à medida que crescem, podem afetar a visão e a qualidade de vida do indivíduo.

A saber, esse problema pode afetar um ou ambos os olhos e geralmente ocorre em pessoas com mais de 60 anos de idade. No entanto, também pode ocorrer em pessoas mais jovens, especialmente se tiverem diabetes, tiverem sido expostas à radiação ou a outros fatores de risco.

Os sintomas da catarata incluem:

  • Visão embaçada;
  • Cores desbotadas;
  • Sensibilidade à luz;
  • Dificuldade em ler e dirigir à noite;
  • Problemas de percepção de profundidade;
  • Necessidade de iluminação mais forte para ver claramente.

O tratamento da catarata geralmente envolve a remoção cirúrgica da lente afetada e a substituição por uma nova lente artificial. Esta cirurgia é geralmente segura e pode melhorar significativamente a visão e a qualidade de vida do paciente.

É importante consultar um oftalmologista regularmente para fazer um exame ocular abrangente e detectar qualquer problema na visão, incluindo cataratas, no estágio inicial. Dessa forma, iniciar o tratamento o mais cedo possível pode ajudar a evitar complicações mais graves e melhorar as chances de recuperação total da visão.

Como é feito o tratamento da catarata?

Já vimos o que é catarata, ou seja, um problema ocular que se caracteriza pela opacidade do cristalino que pode levar à perda de visão. Assim, o tratamento da catarata é feito por meio de cirurgia, que consiste na remoção do cristalino opaco e substituição por uma lente artificial.

A cirurgia pode ser realizada por diversas técnicas, como a facoemulsificação, a extração extracapsular e a cirurgia com laser. Desse modo, a escolha da técnica depende do tipo e da gravidade da catarata, além das condições de saúde do paciente.

Na facoemulsificação, é feita uma incisão na córnea para inserir um instrumento que utiliza ondas ultrassônicas para quebrar o cristalino em pequenos fragmentos, que são aspirados. Em seguida, é implantada a lente intraocular. Essa técnica é menos invasiva e possui recuperação mais rápida.

Na extração extracapsular, é feita uma incisão maior na córnea para retirar o cristalino em uma única peça. Depois disso, é implantada a lente intraocular. Assim a recuperação desse tipo de cirurgia pode demorar mais, por conta dela ser mais invasiva.

Por fim, a cirurgia com laser é uma técnica nova e em evolução, que utiliza um laser para realizar as incisões na córnea e retirar o cristalino. E por ser feita à laser, esse tipo de cirurgia de catarata costuma ser bem menos invasiva e ter uma recuperação mais rápida e tranquila.

Por falar em recuperação, o pós-operatório da cirurgia de catarata envolve cuidados e acompanhamento médico para a adaptação à lente intraocular e recuperação da visão. Assim sendo, esse é um processo que demanda atenção e proteção aos olhos, que ficam mais sensíveis.

Inclusive, em nosso site, você encontra muitas opções de óculos escuros e de proteção contra a luz azul dos aparelhos eletrônicos. Acesse e experimente online!

O que causa a catarata?

As causas exatas da catarata ainda não são totalmente compreendidas, mas alguns fatores de risco podem aumentar as chances de desenvolver a condição. A saber, o envelhecimento é um dos fatores mais comuns, pois à medida que envelhecemos, a proteína em nossas lentes pode se agrupar e formar uma catarata.

Outros fatores de risco para a catarata incluem:

  • Diabetes;
  • Tabagismo;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Uso prolongado de certos medicamentos, como corticosteróides;
  • Exposição prolongada à luz ultravioleta.

Inclusive, para proteger sua visão desse tipo de luz, visite nosso site e confira nossas opções!

Vale lembrar que, embora a catarata possa causar visão embaçada e prejudicada, a condição é geralmente tratável com cirurgia. Então, não deixe de consultar um oftalmologista se estiver preocupado com a catarata ou se tiver dificuldades com a visão.

É possível prevenir?

Como vimos, as causas da catarata podem se relacionar com a idade, dentre outros fatores. Porém, existem algumas formas de prevenir o seu desenvolvimento, incluindo:

1. Proteger os olhos: utilizar óculos de sol com proteção UV e chapéus com aba larga para evitar a exposição excessiva à radiação solar;

2. Alimentação saudável: uma dieta rica em frutas, verduras e legumes pode ajudar a prevenir a catarata. Enquanto isso, alimentos processados, carnes vermelhas, açúcares e gorduras saturadas podem aumentar o risco;

3. Controlar condições médicas: algumas condições médicas, como diabetes e hipertensão, podem aumentar o risco de desenvolver catarata. Por isso, manter essas condições sob controle é importante;

4. Evitar o tabagismo: fumar, principalmente por muitos anos, pode aumentar o risco de desenvolver essa condição. Então, não fumar é uma forma de prevenção.

5. Realizar exames oftalmológicos regulares: exames oftalmológicos podem ajudar a identificar a catarata em seus estágios iniciais, permitindo um tratamento mais eficaz.

6. Não usar óculos inadequados: é importante passar pelo oftalmologista para avaliar a necessidade de trocar o grau dos óculos. E sempre que fizer isso, visite nosso site para conferir nossas excelentes opções em óculos de grau para manter sua visão em dia!

Conclusão

Cuidar da saúde dos olhos é essencial. Principalmente com o passar do tempo, quando nossos olhos vão ficando mais cansados e desgastados. Por isso, visite o oftalmologista com frequência para checkups de rotina.

Além disso, agora que você já sabe o que é catarata, coloque essas dicas em prática e cuide de seus olhos. E lembre-se: sempre que precisar, seja para prevenir ou remediar, acesse nosso site e confira as opções!

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.