O que é cirurgia refrativa?

O que é cirurgia refrativa?

Entender melhor sobre alguns recursos é muito interessante, como por exemplo saber o que é cirurgia refrativa. Em decorrer disso, é importante ter acesso a várias informações importantes, como para que serve, quando necessária. Sendo assim, acompanhe para ter suas respostas.

Fazer uma cirurgia muitas vezes é a única solução, no entanto, ela pode estar relacionada também a opções de tratamento. Por exemplo, há situações que podem até ser resolvidas com medicamentos ou outros recursos, mas o processo cirúrgico se torna mais rápido para a recuperação.

Veja o que é cirurgia refrativa

Problemas de saúde são sempre desagradáveis e indesejáveis, no entanto, é em grande parte inevitável. Pensando nisso, você sabe o que é cirurgia refrativa? Se sua resposta for não e quer saber mais sobre, iremos explicar detalhadamente.

Em primeiro lugar, devemos destacar que essa cirurgia é destinada aos olhos. Dessa forma, ela tem indicação no tratamento de problemas como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia. O intuito da cirurgia, é a correção ou melhora da visão do paciente.

Além disso, a cirurgia refrativa possui mais de uma forma de execução. A mais comum entre elas é a Lasik, que possui indicação para miopatia, astigmatismo ou hipermetropia. Para essa cirurgia, o médico responsável faz o uso de um laser para que a curvatura da córnea seja modificada.

Após esse procedimento, o paciente em questão recebe uma melhora em relação ao foco que se tem das imagens. Por meio disso, ele irá conseguir enxergar melhor do que antes da cirurgia.

É importante lembrarmos que esse tipo de cirurgia tem a realização por um cirurgião oftalmológico. Ademais, é algo que proporciona eficácia e segurança, o que faz com que não se tenha mais dependência de lentes de contato ou óculos.

Devemos lembrar que em alguns casos a cirurgia obtém um maior sucesso. Portanto, não podemos dizer que em todos os casos o paciente não fará uso de óculos ou lentes.

Qual a função da cirurgia?

Vimos o que é cirurgia refrativa, dessa maneira, iremos explicar um pouco melhor sobre para que ela serve. Afinal, devemos ter uma maior compreensão sobre quando precisar desse procedimento.

Como sabemos, esse tipo de cirurgia se destina ao tratamento da saúde dos olhos. Diante as indicações, esse procedimento pode auxiliar nos problemas de miopatia, astigmatismo, hipermetropia, miopia com astigmatismo, hipermetropia com astigmatismo e presbiopia.

É necessário destacarmos, que antes de tudo é indispensável uma consulta com um oftalmologista. Isso acontece porque, somente um profissional irá conseguir identificar qual o seu problema e prescrever o melhor tratamento.

Além disso, devemos lembrar que há mais de um tipo de cirurgia, portanto nem todas são destinadas ao mesmo problema. Sendo assim, há mais uma razão para primeiro ter a orientação de um especialista.

Em suma, é notável que esse tipo de cirurgia atua como uma forma de tratamento, e deve ser administrado por um cirurgião oftalmológico. Destacando ainda, que cada caso exige um procedimento do diferente, o que terá definição pelo médico responsável.

Cirurgia Lasik

Como vimos sobre o que é cirurgia refrativa, há mais de um tipo de procedimento, se destinando para determinados problemas. Em decorrer disso, iremos falar um pouco sobre a cirurgia refrativa Lasik.

Essa sem dúvida, é uma das cirurgias que possui mais uso dentre os tratamentos oftalmológicos. Isso acontece, porque tem seu uso em problemas como miopia, astigmatismo ou hipermetropia. É um procedimento muito rápido, tem a duração de cerca de 5 minutos em cada olho.

Devemos destacar, que nessa cirurgia se tem o uso de laser, que tem a aplicação de aproximadamente 8 segundos. Algo interessante sobre esse procedimento, é que se tem realização com a pessoa acordada e consciente.

É claro, para que não tenha nenhum desconforto, se tem a aplicação de um anestésico, isso por meio de um colírio. Essa aplicação, é feita minutos antes da cirurgia.

A realização da cirurgia Lasik se baseia em uma pequena abertura feita na camada superficial da córnea do olho. O objetivo, é a remoção de uma pequena camada do tecido do olho, com o uso do laser se tem uma modificação da curvatura.

Em decorrer disso, o paciente irá ter um melhor foco de imagens, o que consequentemente traz uma melhor visão. Ao contrário do que muitos pensam, a recuperação desse procedimento é rápida, causando um certo desconforto ou dor nas primeiras 24h.

Sendo assim, é comum que o médico responsável faça a prescrição de colírios, isso para aliviar os sintomas. Até porque, de início pode se sentir uma maior sensibilidade em relação a luz. Portanto, se tiver feito a cirurgia, não é recomendável dirigir nos primeiros dias.

Veja o que é cirurgia refrativa PRK

No decorrer deste texto, vimos o que é cirurgia refrativa, e também para que serve. Mas, como já falamos, há mais de um tipo de cirurgia refrativa, por isso iremos falar sobre a PRK.

Nesse procedimento cirúrgico, que também é reconhecido por ceratectomia fotorrefrativa, há a correção de alguns problemas de visão. Dentre os problemas que ela trata, podemos citar a miopia leve e moderada, hipermetropia ou astigmatismo.

O seu processo também tem realização por meio de um laser, que é capaz de corrigir a curvatura da córnea. A maioria das recomendações ocorre, devido ao paciente ter uma córnea mais fina.

Semelhante a Lasik, a PRK tem sua realização por meio de um laser, que é capaz de corrigir problemas de visão. Para essa técnica, há a remoção da camada mais fina e superficial da córnea, para que o laser seja aplicado.

É interessante destacar, que o laser é controlado por um computador, a fim de mapear e ter a realização de um procedimento com sucesso. Esse passo é fundamental, afinal é por meio desse controle que se tem o cálculo correto do quanto de tecido deve ter remoção.

Já em relação a recuperação desse procedimento, há recuperação é mais lenta em relação ao Lasik. Isso porque, sua recuperação ocorre em torno de 3 a 5 dias, tendo dores nos olhos, visão desfocada, que pode durar semanas.

Em resumo, é um procedimento que pode trazer efeitos colaterais, mas é válido lembrar que traz fortes benefícios. Mesmo que seja difícil de início, não precisar de óculos ou lentes é um ótimo fator para a realização dessa cirurgia.

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.