Saiba tudo de Óculos de Grau Redondo
Não existe opção mais versátil e atemporal para a armação de óculos de grau do que os tradicionais aros circulares. Popularizado por grandes personalidades como John Lennon, Ozzy Osbourne e Steve Jobs, as armações de grau redondas representam sofisticação, elegância e inteligência.
No artigo a seguir, você vai conhecer mais sobre esta que é uma das primeiras armações criadas, vai descobrir como e porque usar óculos redondos e onde adquirir as melhores armações e lentes do mercado.
A história dos óculos de grau redondos
Embora não se saiba a data exata, é geralmente aceito que o primeiro par de óculos corretivos com armação redonda foi inventado na Itália,em algum momento entre 1268 e 1300. Estes eram basicamente duas pedras de leitura (lentes de aumento) conectadas com uma dobradiça balanceada na ponta do nariz.
Da Itália, esta nova invenção foi introduzida para o restante da Europa. Estes óculos redondos, eram apenas lentes convexas que ampliavam a impressão e os objetos. Um importante avanço veio no início do século XVI, quando lentes côncavas foram criadas para o míope papa Leão X. Agora, óculos para visão de longo alcance e miopia existiam. No entanto, todas essas versões iniciais de óculos vieram com um grande problema: elas não ficavam presas no rosto.
Foi aí que fabricantes de óculos espanhóis passaram a amarrar fitas de seda nas lentes e amarravam as fitas nas orelhas do usuário. Então, um oftalmologista de Londres, Edward Scarlett, em 1730, criou duas hastes rígidas presas às lentes e apoiadas em cima das orelhas. Vinte e dois anos depois, o designer de óculos James Ayscough refinou as hastes e acrescentou dobradiças para permitir que eles dobrassem. Surgiam assim os óculos de grau redondos como o conhecemos.
A segunda metade do Século XX foi o período de maior popularidade dos óculos redondos. Os maiores
divulgadores desse tipo de armação foram celebridades como Mahatma Gandhi, Janis Joplin, John Lennon e Elton John. No começo do Século XXI, Steve Jobs, Johnny Depp e o bruxinho Harry Potter deram sobrevida ao estilo redondo de armação.
Ainda hoje, os óculos com armação redonda fazem sucesso no mundo inteiro, em óculos de sol e de grau para homens e mulheres, com opções cada vez mais sofisticadas e novos materiais resistentes e versáteis.
Como usar e combinar
Apesar de ser uma armação que combina com tudo, os óculos redondos precisam ser adequados ao seu rosto. Como existem tantos estilos diferentes de armações, você precisa encontrar aquele que se adapta ao formato do seu rosto e ao seu estilo. Tenha em mente que essas dicas também valem para óculos de sol de armação redonda.
Rostos redondos, por exemplo, geralmente têm a mesma altura e largura, com uma mandíbula curvada e bochechas arredondadas. A melhor opção para indivíduos com faces arredondadas seria escolher armações finas com bordas angulares, dando ao rosto mais definição e forma, em vez de esconder o rosto com os óculos.
Se, por outro lado, você tem um rosto quadrado, a mesma altura da largura, mas com uma mandíbula forte, então você pode usar óculos arrojados. Os ângulos arredondados dos óculos ficarão fantásticos no seu rosto quadrado ao equilibrar suas características.
Para quem tem uma face em formato de coração, em que a mandíbula é estreita com maçãs do rosto magras, então você vai ficar fantástico em óculos redondos com armação grossa. Óculos de aros grossos equilibram sua mandíbula e trazem foco para o centro, evidenciando as maçãs do rosto.
Por fim, rostos ovais, que são mais longos do que largos, podem usar quase todos os tipos de óculos redondos. No entanto, é preciso ter certeza de que os óculos não prejudicam o equilíbrio perfeito das suas características.
Materiais mais relevantes
• Armações de metal
Titânio: Extremamente resistente (inclusive à corrosão), o titânio também é hipoalergênico e pesa 40% menos que outros metais.
Beta titânio: Titânio misturado com pequenas quantidades de alumínio e vanádio. Esta liga é mais flexível que o titânio puro, o que torna pequenos ajustes um processo mais fácil.
Berílio: A principal vantagem do berílio é a sua resistência à corrosão. Mais barato do que o titânio, o berílio não mancha. É uma opção ideal para quem gasta muito tempo na água salgada ou que possui alta acidez na pele.
Aço inoxidável: Fabricado em acabamento fosco e polido, o aço inoxidável é forte, flexível, resistente à corrosão e leve.
Alumínio: leve e muito resistente à corrosão, o alumínio possui uma aparência única e é frequentemente usado em óculos exclusivos e de alta qualidade.
• Armações de plástico
Grilamid® TR-90: Trata-se de um polímero desenvolvido na Suíça que faz com que o plástico seja durável, flexível e leve.
Propionato: Muitas vezes usado em armações esportivas, o propionato é extremamente durável e flexível. Este plástico a base de nylon também é leve e hipoalergênico.
Nylon: Nos últimos anos, o nylon foi substituído em grande parte por misturas de nylon mais resistentes, como poliamidas, gliamidas e copoliamidas. Enquanto o nylon 100% é leve e forte, ele tende a enfraquecer com o tempo e tornar-se frágil.
Acetato de celulose: Plástico a base de plantas que é hipoalergênico. Tem a maior variedade de transparência, cores ricas e acabamentos sofisticados.
Onde comprar
Você pode encontrar as armações redondas mais estilosas, das melhores marcas e com os melhores preços da internet na nossa Ótica Online! São centenas de modelos das melhores marcas e tecnologia de ponta para fabricação de lentes excepcionais.