O que é lente bifocal?

O que é lente bifocal?

Conforme os anos passam, é natural que o corpo envelheça, todo mundo sente esses sinais, principalmente no cabelo, ou nas linhas de expressão facial, por exemplo. Mas, não é só na aparência que isso vai acontecendo. Se você passou anos sem precisar usar óculos de grau e não sabe o que é lente bifocal, pode ser que sinta certa necessidade ao se aproximar dos seus 40 anos – e isso é totalmente normal.

O que acontece é a ação do tempo, que faz com que você sinta a famosa “visão cansada”, também conhecida e diagnosticada por presbiopia, um desgaste do cristalino diferente da miopia, astigmatismo e hipermetropia, que são problemas de visão com relação ao globo ocular. 

Dentro do nosso olho tem o cristalino, que é considerado a lente dos olhos. Nesse processo ocorre a perda de elasticidade do cristalino. Portanto, a pessoa não consegue enxergar com nitidez os objetos próximos. À medida que se envelhece, acontece um processo de desgaste natural também dos nossos olhos, ou seja, o cristalino começa a perder sua flexibilidade. Consequentemente a pessoa não consegue enxergar com tanta nitidez, seus olhos perdem forças e começam a não focar igual antigamente. 

Um dos maiores inimigos e acelerador desse processo, são os eletrônicos, usados em excesso, que emite uma luz azul artificial, sendo prejudicial para a saúde dos olhos, e principalmente da retina. Por isso é importante cuidar da saúde de seus olhos.

Existem algumas formas de corrigir e estabilizar a sua visão, e uma dessas opções é usar óculos com lentes bifocais. 

Compre Óculos de Grau não precisa ser caro: Faça um orçamento agora!

O que são lentes bifocais?

As lentes bifocais têm duas potências (ou dois tipos de grau): uma para enxergar objetos que estão mais longe, e outra para ver objetos de perto. Objetos entre essas duas distâncias, como uma tela de computador ou itens na prateleira de um supermercado, muitas vezes continuam turvas com as bifocais. Para tentar ver objetos de forma clara nessa distância “intermediária”, usuários de bifocais podem levantar ou baixar a cabeça, olhando alternadamente pela metade superior e pela metade inferior de seus bifocais, para determinar que parte da lente funciona melhor.

Óculos bifocal é bom?

As linhas visíveis nas lentes de óculos bifocais são pontos onde há uma mudança súbita na potência da lente. Quando a visão do usuário de bifocal atravessa uma dessas linhas, as imagens se movem, ou “pulam” subitamente. O desconforto causado por esse “pulo de imagem” pode variar de ligeiramente incômodo até causar náusea. 

Além disso, devido ao número limitado de potências (graus) das lentes bifocais, a profundidade de foco com essas lentes é limitada. Para serem vistos de forma clara, os objetos devem estar dentro de uma variação específica de distâncias. Objetos que estão fora das distâncias cobertas pelas potências bifocal da lente ficam desfocados. Quem geralmente utiliza esta lente precisa movimentar bastante o objeto para conseguir dar foco na visão.

Faça um orçamento de Óculos de Grau na melhor Ótica online do Brasil

oculos-de-grau-o-que-e-lente-bifocal

Bifocal vs Multifocal

Vocês deve esta se perguntando, qual é o melhor? Lentes Bifocal ou Lentes  multifocal? Vamos lá, a tecnologia bifocal ficou para trás são raro os usuários que continuam usando este tipo de lente, como foi falado o bifocal tem uma mudança muito brusca da visão de perto para visão de longe, o campo de visão bifocal é muito pequeno também, sem contar na parte estética que deixa a desejar. Já o multifocal temos duas opções, o multifocal comum e o multifocal free form, a tecnologia mais recente são os multifocais freeform, os seus benefícios são: Menos distorções, campo de visão amplo, conforto visual, adaptação mais rápida, sem mudanças bruscas, pois ele conta com a intermediário que é a visão entre perto e longe. Hoje o mais indicado são as lentes multifocais free form. 

Adaptação

É normal sentir um certo desconforto entre os primeiros 7 a 15 dias, mais ou menos. Isso porque é necessário se acostumar com a transição de grau que acontece em cada campo da lente.

Seja para escolher sua nova armação de óculos feminina ou armação de óculos masculina, a Ótica Isabela Dias, conta com modelos variados que irão se encaixar conforme o seu estilo.

2.1/5 - (16 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.